Integração Anapro Vendas - ERP - Sienge - Visão Consultor

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Qui, 11 Set na (o) 1:53 PM por Victoria Sbrogio

ÍNDICE


Introdução

Olá, neste artigo, apresentamos uma visão geral do funcionamento da integração entre o Sienge e o Anapro Vendas.

Também explicamos os requisitos necessários para utilizar essa integração, como configurações, módulos que precisam ser contratados e outros detalhes importantes.


O que é necessário?

Sempre verificar se o cliente contratou o Connector Sienge com a Softplan, existem custos para a contratação porém sem esta ferramenta não será possível integrar. Para mais detalhes, é preciso pedir para o cliente verificar com o consultor deles do Sienge (Softplan).

Sempre que a task (tarefa) for criada na ferramenta "TeamWork", nela estará especificando o email do cliente que você irá entrar em contato. Informar o cliente do que se trata o email e se apresentar e deixar claro que estamos no aguardo do time do Sienge (Softplan) entrar em contato de acordo com o fluxo abaixo.

Após o cliente realizar a contratação do Connector Sienge, o time da Softplan irá realizar as configurações necessárias do lado deles, finalizadas as configurações ele irão entrar em contato através de um chamado, solicitando o status desse cliente do lado do anapro (se já contratou a integração), quem é o ponto focal de contato (para ambos os lados tratarem sempre com a mesma pessoa) e as credenciais do cliente (Token de Integração).

Finalizado esse fluxo o Sienge (Softplan) irá retornar através do chamado informando que a ativação foi efetuada.

Observação: Se o "Status do cliente" do lado do anapro for que esse cliente ainda não finalizou a contratação, no chamado com a softplan informar a eles, passar quem é o ponto focal, porém não enviar o Token de Integração. Manter o chamado em aberto e quando o cliente finalizar a contração do lado do anapro, retornar pro sienge o status e juntamente enviar o token de integração. Esse fluxo ele foi alinha diretamente com a liderança do time de suporte do Sienge (Softplan).

 

Como acessar o painel admin do Anapro Vendas?

 Para ativar as funções da integração do Sienge na instância do cliente, precisamos acessar o painel admin.

Link de acesso: http://integracao.anapro.com.br/anapro/login/requisitarToken.aspx?returnUrl=%2fanapro%2fadm%2fnave.aspx

Observação: Só consegue acessar o painel emails que possuem permissão. Essa permissão é concedida pelo time de desenvolvimento apenas.

Segue abaixo passo a passo de ativação.

1 - Após acessar o link, você irá para a seguinte tela:


2 - Inserir seu email (se ele for um email autorizado) você irá receber o seguinte email na sua caixa de entrada, com um link de acesso:


3 - Acessando o link que você receberá em seu email, irá abrir uma nova aba na seguinte tela do print abaixo, e nela você irá clicar em "Construtoras":


4 - Acessar a aba "Construtoras", você irá pesquisar pelo nome da construtora ou URL da instância:


5 - Identificando a construtora, clicar em "Mais detalhes":


6 - Irá abrir uma tela com algumas opções, clicar em "Ligar ERP":


7 - Selecionar o ERP a opção "Sienge" (existem outros campos nessa nela porém no caso do Sienge não precisa preencher basta selecionar a opção e salvar), rolar a tela inteira para baixo e salvar.


Pré- requisitos:

Info
Observação
Token de integração
Este Token é extraído do ANAPRO e possui um código por instância.  Exemplo de um token : Pf9KZDkz
Solicitar Informações ao cliente
Após a ativação do connector, entrar em contato com o cliente para solicitar as informações necessárias para configurar o de-para de unidades e o de-para de séries/condições.
Dê-Para de Unidade/ Empreendimento
Preencher uma planilha com as respectivas informações (nº e formato) de unidades / empreendimentos extraídas do Sienge.
Dê-Para de Séries/ Condições
Ajustar séries e condições de acordo com cadastro efetuado no Sienge do cliente.
Validação Interna
Após a configuração no anapro será feito uma venda teste que será recebida para o sienge e informaremos o cliente pedindo um retorno do mesmo informando se não deu nenhum tipo de erro.
Reunião com o cliente
Após a validação interna iremos marcar uma reunião com o cliente para mostrarmos como é o processo de receber a venda para o sienge.


Como visualizar o token de integração que será enviado para a softplan:

Tela inicial da instância > Avançado > Administração > Editar dados > Token de integração




Como funciona o "dê-para" de informações entre o Sienge e Anapro?

Ao habilitarmos a integração do Sienge com o Anapro, será necessário que algum usuário do Sienge encaminhe uma planilha gerada dentro do Sienge contendo o código do empreendimento e código das unidades cadastradas (formato no qual foram cadastradas).

De posse dessa planilha, deve configurar um "de-para" entre as unidades/obras do Anapro com as unidades/obras do Sienge.

 

Como acessar tela de integração de-para de unidades e séries e condições dentro do Anapro?

Tela inicial da instância > Avançado > Administração > Integração com ERP

 



Para configurar "de-para" de unidades será necessário seguir exatamente as respectivas etapas abaixo:

 

1 - Configurar de-para de unidades:




3 - Preenchendo planilha de de-para de unidades:

Primeiro print é referente a planilha do ANAPRO, segundo print é referente a planilha extraída do Sienge que o cliente nos envia.



4 - Após o preenchimento das informações necessárias na planilha de de-para do ANAPRO, salvar as alterações e fazer o upload da planilha conforme a tela do passo número 2, digitar uma observação se é um de-para de unidades ou se foi algum ajuste no de-para que já estava configurado.

 

Configurar "de-para" de séries/ tipo de condição

Para configurar "de-para" de séries/ tipo de condição será necessário seguir exatamente as respectivas etapas abaixo:

 

Observação: Essa informação de de-para de séries/tipo de condição, você irá solicitar ao cliente quando a integração estiver ativa. Para solicitar ao cliente você pode enviar um print da tela de de-para de series e condições conforme o print 2 do passo a passo abaixo.


1 - De-para Séries/Condições:


2 - Configuração de condições:


3 - Após preencher essas informações, basta clicar em salvar ao final da tela.


A obra e unidades do Sienge irão automaticamente para o Anapro Vendas?

Não, esse de-para será feito apenas uma vez por empreendimento de forma manual pela equipe de implantação da Anapro. O que irá de forma automática (a partir de um clique) serão os dados da venda (parcelas, correções, proponentes, etc) para o Connector e em seguida para o Sienge ERP.

 

Primeiro a unidade negociada precisa estar com a venda aprovada, feito isso seguir passo a passo dos prints abaixo para exportar a venda para o sienge:


1 - Tela de impressão de documentos após a venda de uma unidade está aprovada.


2 - Tela para confirmar o recebimento.




3 - Após a exportação para o sienge, solicitar ao cliente para validar no sienge se deu tudo certo com a integração. Encaminhar esse link https://www.screencast.com/t/bizJfijuBG para o cliente demonstrando aonde ele irá visualizar se a venda foi exportada com sucesso ou se ocorreu algum erro.


Como cancelar o recebimento da venda?


Observação: Acontece de uma venda que o cliente receber no sienge e ocorrer algum erro no sienge, esse erro o cliente entrará em contato com a gente e através da descrição do erro iremos saber se é no sienge ou no anapro, sendo assim depois de ajustar esse erro o cliente precisa receber essa venda para o sienge novamente, nesse caso para ele não precisar cancela a venda inteira, ele irá cancelar o recebimento.

 

1 - Na tela de impressão de documentos da venda que já foi recebida, seguirá o mesmo caminho como se fosse receber a venda.


2 - Irá clicar em “Visualizar”.


3 - O Anapro irá informar que a venda já foi recebida em uma data x e no horário x. Então você irá clicar em “Editar comunicado”.


4 - “Cancelar recebimento e permitir edição dos dados”.


5 - Feito isso, clicar no botão "Voltar".


6 - Após esse processo, basta seguir o passo a passo de como receber a venda para realizar o recebimento novamente sem precisar cancelar toda a venda.


Quais informações irão para o Sienge após recebimento da venda?

As informações marcadas em vermelho no print abaixo:


Quando uma venda do Anapro estará disponível para ser exportada?

Quando a venda for recebida no Anapro Vendas, aciona um gatilho no Connector no qual irá consumir as informações necessárias.


Como funciona o distrato de contratos?

Hoje não contempla distrato automático partindo do ERP Sienge. Será necessário que a Softplan desenvolva um "retorno" de dados ao Anapro (caso do distrato).

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