Integração Anapro Vendas - Pagadoria - LinkPay

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Qui, 11 Set na (o) 4:12 PM por Victoria Sbrogio

ÍNDICE


Introdução

Esse documento descreve como realizar integração entre Anapro e a pagadoria LinkPay.

Nele será mostrado o processo passo a passo para integrar uma venda na pagadoria, para o pagamento das comissões dos favorecidos.

Quando a venda é integrada na pagadoria o Anapro através das APIs disponibiliza para a pagadoria as informações de comissão (Distribuição de pagamento) para que seja gerada as cobranças (boletos) que são encaminhados de forma automática pro cliente no email que está cadastrado no cadastro do cliente.

Observação: Quando uma venda é integrada na pagadoria é de suma importância que os dados dos favorecidos estejam corretos no anapro principalmente o CNPJ/CPF, pois é através dele que a pagadoria faz a validação para o favorecido conseguir dar seguimento com o cadastro dele na pagadoria.


A partir de que momento será feita a integração da venda na Pagadoria?

A venda ela só pode ser integrada na pagadoria a partir do momento em que ela esteja com o status de "Venda Aprovada" e com a sua distribuição de pagamentos definida.


Como sabemos quando a venda está com a distribuição de pagamentos definida?

- Na tela de "impressão de documentos" que é quando a venda está com o status de "Venda Aprovada" no canto inferior esquerdo tem uma área "Outros Documentos" conforme print abaixo, terá um documento "Distribuição de Pagamento". Esse documento significa que a distribuição de pagamentos dessa venda já está definida, clicando nele irá abrir a "Memória de Cálculo" aonde conforme marcado no segundo print irá estar descrito os favorecidos dessa venda e as suas comissões.


Observação: A distribuição de pagamento ela é configurada juntamente ao rateio no momento da implantação do empreendimento.



Passo a passo de como integrar a venda na pagadoria.

Após a venda estar aprovada e com a distribuição de pagamentos definida, seguir o passo a passo abaixo conforme os prints.

  • Na tela de "Impressão de Documentos" da venda clicar no documento "Distribuição de Pagamento".


  • Irá abrir uma nova aba no seu navegador que será a "Memória de Cálculo" nela conforme explicações acima mostra detalhadamente a distribuição de pagamento. Descendo a página irá clicar em "Cadastrar Venda" conforme o print abaixo indica.


  • Após clicar em "Cadastrar Venda" irá abrir a seguinte tela conforme o print com os dados do(s) cessionário(s) (cliente(s)), e os dados do empreendimento . Depois de conferir os dados do cliente basta avançar.

Observação: Prestar atenção para não deixar espaços a mais no final de cada campo, pois pode dar erro no momento de cadastrar na pagadoria.


  • Na tela seguinte irá mostrar as parcelas que essa distribuição de pagamento gerou e seus valores totais, você irá definir a data de vencimento da parcela (boleto) e poderá alterar o valor entre as parcelas caso seja necessário, lembrando que é importante o valor total das parcelas coincidam com o valor total da comissão, caso contrário se ultrapassar ou ficar menor o Anapro não deixará você avançar.

Observação: A data de vencimento da parcela ela deve ser sempre pelo menos 2 dias úteis da data que você está cadastrando a venda na pagadoria.


  • Na tela seguinte irá mostrar as parcelas com suas datas e valores totais e o valor que cada favorecido irá receber em cada parcela. Você pode alterar os valores de acordo com sua necessidade lembrando que o importante é o valor coincidir  com o valor total da comissão, caso contrário o Anapro não deixará você avançar.


  • Na tela seguinte é necessário que confira alguns dados dos favorecidos dessa venda para poder cadastrar na pagadoria, o Anapro já vai trazer do cadastro do favorecido, caso esteja tudo correto basta clicar em "Cadastrar na Pagadoria". Lembrando os campos não podem ter espaços a mais no final deles para não ocasionar erros no momento de cadastrar na pagadoria.


  • Após cadastrar a venda na pagadoria você irá para a seguinte tela conforme prints abaixo. Nessa tela irá constar os dados do empreendimento, unidade, dados do cliente e as parcelas (boletos).

Observação: Os boletos eles são enviados diretamente para o email do cliente que foi cadastrado no Anapro.


Comandos disponíveis após a venda estar cadastrada na pagadoria.

  • Na tela das parcelas conforme o print, temos o botão "Menu", nele veremos o botão "Liberar Parcela", "Visualizar Boleto" e "Reenviar Boleto".
  • Liberar Parcela: Quando cadastramos a venda na pagadoria o status das parcelas são de "AGUARDANDO PAGAMENTO", após o cliente pagar e o boleto for compensado pelo banco esse status vira para "Liquidada" e está aguardando o comando de "Liberar Parcela" que irá liberar o valor dessa parcela para os favorecidos na LinkPay, quando o comando de liberar a parcela for dado ela passará de "Liquidada" para "PEDIDO CONCLUIDO E LIBERADO". Você também pode liberar a parcela antes mesmo dela estar paga ela ficará como "Liberação Antecipada" sendo assim quando o cliente efetuar o pagamento e o mesmo for compensado pelo banco, os valores serão liberados de forma automática e então a parcela passará de "AGUARDANDO PAGAMENTO" diretamente para "PEDIDO CONCLUIDO E LIBERADO".

Observação: Prestar atenção na nota no print explicando a diferença entre os dois botões de "Liberar Parcela" que existe.


  • Visualizar Boleto: Irá abrir em uma outra aba do seu navegador o boleto.


Como renegociar o pagamento?

  • Na tela que informa as parcelas existe o botão "Renegociar Pagamento", quando você clicar nesse botão irá abrir uma tela similar ao cadastro de uma venda na pagadoria. Após clicar no botão de "renegociar pagamento" basta seguir a mesma explicação inicial de como cadastrar a venda na pagadoria que o princípio é o mesmo. Na última tela que é a de conferência de dados dos favorecidos o botão para finalizar invés de ser "Cadastrar na pagadoria" será "Reconfigurar na Pagadoria", feito isso irá gerar novos boletos que serão disparados no e-mail do cliente.

Observação: Na renegociação das parcelas da integração entre Anapro e LinkPay é permitido apenas trocar a data de vencimento da parcela, não é possível excluir parcelas ou alterar os valores.


Como cancelar uma venda cadastrada na pagadoria?

  • Para distratar uma venda cadastrada na pagadoria, na tela da pagadoria no Anapro aonde mostra as parcelas, ao final dela terá um botão vermelho "Distratar Venda" ao clicar nele irá abrir um campo para você especificar o motivo e logo abaixo um botão verde "Confirmar Distrato".

Observação: O distrato da venda cadastrada na pagadoria não irá cancelar a venda inteira no Anapro apenas a venda (distribuição de pagamento) que foi cadastrada na pagadoria.


Como visualizar no Anapro a distribuição de pagamento que foi cadastrada na pagadoria?

  • Para visualizarmos a venda (distribuição de pagamento) cadastrada na pagadoria iremos seguir o passo a passo conforme os prints abaixo:





  • Ao clicar em  "Vendas Integradas" irá abrir uma tela com alguns filtros para localizarmos a venda integrada na pagadoria.


  • Uma forma mais rápida de localizarmos a venda, é utilizando o filtro "Código de Distribuição", ao colocar o código da distribuição no campo ele puxa exatamente a venda desse código. Como identificar esse código? Esse código ele pode ser encontrado dentro da venda que você acabou de cadastrar na pagadoria conforme print abaixo.

Observação: Identificar a venda através do código de distribuição só será eficiente caso você saiba o código, caso o contrário utilizar os filtros normais de "Unidade" e "Empreendimento".


  • Com o código de distribuição, basta coloca-lo no filtro e pesquisar que ele irá puxar a venda desse código cadastrada na pagadoria.


 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo