Configuração de tabela de vendas

Criada por Gustavo Vidal, Modificado em Qui, 27 Nov na (o) 2:20 PM por Victoria Sbrogio

Neste artigo, iremos falar sobre como configurar uma tabela de vendas.

Primeiramente, clique no menu do empreendimento "Outras opções ".


Dentro do menu de outras opções procure por "Gerenciar tabelas".


As tabelas estão devidamente separadas pelo tipo (A, D, E, F e G) e pelos planos; sendo que na coluna “Grupo” é o tipo de plano de pagamento (12 meses, 15x, 24x, etc....) pois nessa coluna é o Grupo que é exibido ao ir na opção de "Imprimir Tabela”.

 

Na coluna “Vigência da tabela” é a data em que a tabela ficará ativa; habilitada para uso; e na seguinte, a situação. Para atualizar a tabela, basta ir na tabela desejada, em Menu > Editar configurações.


Nessa 1ª parte, é escolhido o tipo de planta o qual a tabela será aplicada.

 

Após isso, algumas opções, como nome, data de vigência, e notas de rodapé.


Configurações adicionais sobre desconto.


Nesta etapa, serão configuradas as principais opções do fluxo de pagamento que irão utilizar.

Para configurar, teremos alguns itens importantes, sendo eles: 

A- Tipo da série de pagamento.

B- Inicio do pagamento: se for relativo, é o nº de meses a partir da data da venda em que se iniciarão a série de parcelas; (exemplo-> as mensais estão informando 4; pois será no 4º mês após o mês da venda em que se iniciará a série).

C- valor da série -> é possível escolher entre informar % a ser calculado ou $ fixo (que foi o caso aqui escolhido).

D- É o campo a escolher a opção de % ou $.

E- Quantidade de parcelas e periodicidade -> é o nº de parcelas que terá a série e a periodicidade da mesma (se for anual, será 12, por exemplo) como é mensal, então 1.

F- Essa opção ajuda a completar o fluxo restante; nesse exemplo, definimos o $ das parcelas de ATO e SINAL, portanto, as MENSAIS compõem o RESTO do valor da tabela.


Depois disso, teremos os parâmetros que são calculados após informar os parâmetros do fluxo de pagamento, por padrão, seguindo o informado no fluxo, caso queira estender/aumentar os % de tolerância, informar nos campos indicados abaixo.

  • Prazo de Financiamento: Define a quantidade de meses entre a primeira parcela e a última. Por exemplo, se o limite for 120 meses, o sistema reprovará qualquer venda que exceda esse prazo.
  • Captação à Vista: Refere-se ao percentual mínimo que deve ser captado no ato da compra. Esse parâmetro garante que a negociação só seja aprovada se atingir o valor mínimo definido.
  • Captação até o Habite-se: Indica o percentual que deve ser captado até a data da entrega do empreendimento (habite-se). O parâmetro define o mínimo necessário até essa etapa.
  • Diferença de PV: Corresponde à diferença entre o valor da tabela e o valor da proposta, representando o percentual de desconto aceito. Deve ser configurado como valor negativo (ex.: -2%, -3%, -4%).
  • % Mínimo de Prestação: Define o percentual mínimo que deve ser recebido mensalmente, com base na parcela mensal da  proposta. Esse parâmetro indica o valor mínimo aceitável por mês.
  • Máximo de Intercalação: Indica a quantidade máxima de meses em que o incorporador não receberá nenhum valor do cliente. 

Por exemplo, se o ato é pago em novembro e a primeira mensalidade inicia em janeiro, haverá um mês de intercalação (dezembro). Esse parâmetro define até quantos meses sem recebimento são aceitos pelo sistema.

  • Equivalência de Fluxo: Este parâmetro garante que o fluxo da proposta esteja alinhado com o fluxo padrão definido na tabela de vendas. Ele compara os recebimentos previstos na proposta com os valores e prazos estabelecidos na tabela, assegurando consistência entre ambos.

- Ele define quanto a proposta pode se desviar do fluxo original da tabela (em percentual) sem ser reprovada.

Exemplo:

Se você colocar 10%, significa que cada série (ato, mensais, entrada, etc.) pode variar até 10% em 

relação ao padrão da tabela.

Se estiver 0%, não é permitido nenhum desvio: a proposta deve seguir exatamente o fluxo da tabela.


Alguns clientes criam tabelas diferenciadas, portanto, existe essa opção para limitar o nº de vendas realizadas sobre condições que fogem da regra padrão.

 

Após essa etapa, temos a incidência de juros: informar a taxa e a periodicidade da taxa (isso é necessário, devido sabermos que 12% ao ano não corresponde a 1% ao mês, e vice-versa).

A segunda opção, de quando iniciará a cobrança do juros também é importante, principalmente nos casos de loteamento, em que a cobrança do juros se dá a partir da data da venda (juros aqui me refiro a “tabela-price”); portanto, foi escolhida a 2ª opção, e informado o valor “zero”.

 

Por fim, no Anapro, muitos clientes utilizam corretores parceiros, por isso as flags já vêm habilitadas por padrão.

Na sequência, é possível configurar a taxa de deságio — geralmente aplicada em casos de construção vertical, funcionando como taxa de antecipação.

Após os ajustes, basta salvar a tabela.

Para atualizar as tabelas do empreendimento em questão, é necessário apenas alterar os valores das parcelas de ATO e SINAL e, se for o caso, ajustar o número de parcelas das mensais. 


Pronto, tabela de vendas configurada com sucesso! 

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